Calor e baixa umidade do ar: como preservar os cabelos?

por Léo Costa

Assim como o restante do nosso corpo, os cabelos são compostos principalmente por água. Nas últimas semanas vivemos uma situação de umidade do ar extremamente baixa, o que é comum no inverno, mas que fica ainda mais grave quando o que deveria ser inverno se torna um verão extremamente seco e fora de  época.

d-hairImagem: http://www.bighairymess.com/

A realidade climática que estamos vivendo neste inverno, expõe as pessoas ao sol forte e muito calor. Quando pensamos nos danos aos cabelos, o que acontece não é muito diferente do que acontece no restante do nosso corpo. A desidratação é extrema e rápida. Os fios sentem muito mais os danos nessas condições do que em outras.

O ideal para o nosso corpo é a hidratação constante, sendo que devemos tomar água mesmo antes de sentirmos sede. Para os cabelos funciona da mesma forma. É preciso criar uma rotina de hidratação e tratamentos para os fios, assim é possível manter os fios saudáveis, ao invés de procurar um profissional apenas quando os fios estão desidratados, elétricos, opacos, quebradiços, etc.

A frequência ideal para os tratamentos, varia de acordo com cada tipo e situação de cabelo, e principalmente com o tipo de produto utilizado para o tratamento. Os cabelos naturais sofrem muito menos danos do que os cabelos com químicas, de modo que permitem intervalos maiores entre os tratamentos. Os cabelos com muitos processos químicos, precisam de tratamento quase que diário.

Quando se utiliza produtos profissionais, de alta concentração, o resultado é mais duradouro do que quando se utiliza produtos mais simples e de baixa concentração, sendo que os mais simples podem não aguentar sequer até a próxima vez que lavar os fios.

Resumindo, é essencial o uso de um bom produto de manutenção capilar, seja no salão ou em casa, a fim de manter os fios saudáveis. Outro ponto importante é evitar, ou ao menos reduzir, o uso da “prancha”.

Procure um profissional de sua confiança para fazer um diagnóstico correto e indicar  os melhores produtos ou tratamentos para seus cabelos. Em geral, um bom tratamento feito no salão apresenta excelentes resultados, principalmente se for feita a manutenção adequada em casa.

Por que o visagismo funciona?

Por Léo Costa

O conceito do visagismo se baseia primeiramente na forma como nós interpretamos, inconscientemente, as linhas, formas, cores e texturas em nosso dia-a-dia.

Tudo o que aprendemos em nossa vida, certamente vai interferir em nossas ações e reações, mas há em nosso íntimo, uma reação inicial, inconsciente e involuntária, que acontece antes mesmo que seja possível entender o que está acontecendo.

A figura a seguir mostra como isso funciona: ao ver uma cobra, nosso cérebro envia imediatamente o sinal ao nosso organismo, acelerando os batimentos cardíacos e preparando nosso corpo para correr, com uma injeção de adrenalina.

Reação inconsciente Tudo isso acontece antes mesmo que seja possível identificar se a cobra é ou não venenosa, ou ainda se aquilo é realmente uma cobra, ou apenas um galho seco no caminho.

Quando nos baseamos no visagismo para mudar o visual de alguém, o que fazemos é trabalhar a composição das linhas, formas, cores e texturas neste visual. Através dessa composição, é possível mudar a forma como as outras pessoas a veem. Por exemplo, é possível deixar uma pessoa que sempre foi vista como muito sensível, romântica e meiga, com um visual mais forte, marcante e sedutor, apenas trabalhando com a composição adequada do seu visual.

Da mesma forma, é possível fazer com que uma pessoa que sempre foi vista como muito “carrancuda” e fechada, passe a transmitir uma imagem mais acessível e flexível.

Muitas vezes, pequenas mudanças já surtem grandes resultados, o que vai contra a ideia de que um cliente apenas deve procurar um visagista quando quer uma mudança radical em seu visual. Em vários casos, as mudanças sutis trazem mais benefícios ao dia-a-dia do que as mudanças radicais.

Um bom profissional visagista deve ser capaz de identificar as necessidades de cada cliente, sem se apegar aos padrões e modismos que tanto cercam o nosso dia-a-dia.

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O visagismo também serve para os homens!!!

Por Léo Costa

No último dia 13 estive em Belo Horizonte para apresentar um workshop na Professional Fair 2015, ao lado da amiga Priscila Delfino. O tema era “visagismo em cortes masculinos e barba”.
A sala estava cheia, e felizmente a plateia estava muito interessada no assunto.
É muito comum ouvir das pessoas que o visagismo é para mulheres, ou que é muito difícil aplicar o conceito do visagismo nos serviços para homens.
Neste workshop conseguimos mostrar à platéia que não é bem assim. Com desenhos de barba e de corte específicos, conseguimos mostrar ao público que é sim possível criar visuais com propostas bastante diferentes apenas com um corte, um penteado ou um desenho de barba diferente.
O ponto chave do visagismo está na forma como as pessoas reagem inconscientemente à figuras e formas presentes em nosso dia a dia. Quando levamos esta idéia para os cortes masculinos e os desenhos de barba, percebemos na prática que é possível mudar muito o visual de um homem, trabalhando ás vezes em pequenos detalhes. Assim é possível criar um visual mais sério, mais descontraído, mais discreto, mais ousado, mais forte, etc., tudo de acordo com a necessidade de cada cliente.
Com o visagismo é possível criar um visual totalmente personalizado ao cliente, deixando de lado os modismos e os rótulos.
Obrigado a todos que estiveram presentes no workshop e sucesso em suas carreiras.

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AFINAL, PARA QUE SERVE O VISAGISMO?

Por Léo Costa

Nessa manhã o programa Mais Você da Ana Maria Braga apresentou uma matéria falando um pouco sobre o visagismo (acesse aqui para assistir), os formatos de rosto e a sua relação com a personalidade.

A matéria foi bem legal, mas é preciso destacar alguns pontos. O principal deles é que o visagismo é um recurso utilizado para se identificar o que os traços do rosto e as feições transmitem, mas não podemos afirmar taxativamente que a pessoa é ou deixa de ser.

O visagismo vem para nos ajudar a PERSONALIZAR a imagem de cada indivíduo, e não para criar ou seguir padrões, o que sem dúvida seria muito mais fácil de se fazer.

Conhecer o que cada linha no visual de uma pessoa expressa, permite ao profissional visagista compor o visual dessa pessoa de modo a passar exatamente a ideia que ela deseja.

Nossos parceiros do Espaço Beleza Personalizada falam bastante a respeito deste assunto e deixam claro que visagismo é muito mais do que só conhecer cada um dos formatos de rosto.

Principais formatos de rosto

Nem sempre a busca pela harmonia no visual é o que a pessoa precisa. De modo geral, uma imagem harmônica é muito mais agradável e equilibrada, mas cada pessoa deve ser analisada de forma única e personalizada a fim de se identificar os seus desejos e necessidades, para somente depois o profissional fazer uma proposta que pode ou não ir na direção da harmonia no seu visual.

Gosto muito de citar um exemplo de duas irmãs gêmeas, fisicamente idênticas, mas que seguem por caminhos um pouco diferentes. Uma é médica, caseira, romântica e comprometida. Sua irmã é publicitária, baladeira, independente e solteira. Apesar de serem idênticas fisicamente, suas necessidades pessoais e profissionais são bem distintas. Assim, o profissional visagista provavelmente realizará para elas duas propostas bem diferentes de composição do visual, que vão muito além da análise dos traços do rosto.

Segue o link da matéria para quem não viu: https://globoplay.globo.com/v/2912005/

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PROPORÇÃO ÁUREA

Por Léo Costa

Há algum tempo coloquei aqui um post sobre a simetria (http://tocahair.com.br/uma-nova-visao-sobre-a-simetria/). Como já disse nesse post, nem sempre o que é totalmente simétrico é belo. Na Grécia antiga já se utilizavam os conceitos da regra de ouro, também chamada de proporção áurea. Nas artes ela também é bastante explorada. Nas diversas obras de Da Vinci é possível encontrar a proporção áurea. É possível encontrar a proporção áurea em elementos da natureza, animais, vegetais, seres humanos, nas artes, na literatura, no cinema, etc. Esse é sem dúvida um dos temas que devem ser considerados pelo visagista quando compõe o visual de seus clientes. Um visual com proporção áurea, que respeite a “regra de ouro”, certamente será muito mais agradável ao olhar das outras pessoas do que se for composto de forma aleatória. Para quem quiser saber mais sobre a proporção áurea, há um vídeo no Youtube que explica de forma bastante simples o seu funcionamento (http://www.youtube.com/watch?v=SUSyRUkFKHY&feature=player_embedded).

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À PRIMEIRA VISTA

Por Léo Costa

Quando encontramos alguém pela primeira vez, é uma reação automática “julgar” essa pessoa antes mesmo de conhecê-la. Essa reação acontece de forma inconsciente e involuntária e apenas depois que temos a oportunidade de realmente conhecer a pessoa é que somos capazes de definir se o nosso julgamento inicial se mostra correto ou equivocado. Isso acontece de forma natural, e da mesma forma que percebemos essa ocorrência na relação entre pessoas, percebemos também nas diversas situações do dia-a-dia. Quando nos deparamos com diferentes objetos, cores, texturas, etc, apresentamos uma reação inconsciente para cada situação. Por exemplo, ao caminhar por uma trilha e avistar uma cobra, a primeira reação é de susto e uma injeção de adrenalina que nos prepara para correr. Somente depois de alguns instantes é que percebemos que se tratava apenas de um galho no meio do caminho. Toda essa reação acontece de forma inconsciente. Exatamente por isso, é muito difícil de controlar nossas reações. Mas e daí? O que isso tem a ver com a nossa aparência e apresentação pessoal?

Encontrei uma foto num blog em 2009 (http://suvaqueando.wordpress.com/2009/08/26/pre-conceito/) que ilustra muito bem essa reação que temos de forma inconsciente quando nos deparamos com a imagem de alguem.

Na imagem acima, qual dos dois demonstra ser um médico de confiança?

Isso é visagismo. O visagista é o profissional capaz de identificar a necessidade do cliente, sabendo assim a impressão que deseja causar em cada pessoa. Com uma boa proposta de composição do visual, é possível passar exatamente a imagem que se deseja, de forma natural e agradável, fazendo com que a primeira impressão seja exatamente a que se deseja.

Complicado? Na prática não.

Procure um bom profissional visagista e experimente !!!

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UMA NOVA VISÃO SOBRE A SIMETRIA

Por Léo Costa

É muito comum no meio de beleza e estética como um todo, a busca da simetria, principalmente no rosto. Em abril de 2012 ano, a britânica Florence Colgate teve o seu rosto eleito como “o mais simétrico do mundo”.

Se prestar atenção ao sorriso de Florence na foto acima, é possível perceber que um lado da boca levanta um pouco mais que o outro. Isso acontece exatamente por que não temos os dois lados idênticos, ou seja, não somos perfeitamente simétricos.

Normalmente, quando as pessoas procuram a ajuda de cirurgiões, buscam uma simetria perfeita, no entanto uma coisa deve ser considerada quando se deseja criar um visual totalmente simétrico: Estudos acadêmicos atuais mostram que, ao menos nas fotos utilizadas para os estudos, as pessoas tendem a considerar imagens assimétricas muito mais atraentes do que as imagens simétricas.

Por isso, quando se trata de criar um visual personalizado, o profissional deve valorizar o que cada pessoa tem de melhor, sem necessariamente criar uma imagem totalmente simétrica e equilibrada, o que se torna algo padronizado.

O ideal é que se valorize o que a pessoa tem de melhor, criando harmonia em seu visual, o que faz com que sua imagem seja agradável ao olhar das outras pessoas.

O homem no salão de beleza

Por Léo Costa

Muitas pesquisas mostram que a expectativa de vida da população está aumentando. Isso faz com que a preocupação com a aparência e a apresentação pessoal seja ainda maior. Entre as mulheres sempre foi muito comum a preocupação com o envelhecimento e as mudanças no rosto e no corpo. Mais recentemente os homens começaram a ver essa necessidade também.

No começo, apenas os considerados metrosexuais é que se preocupavam com isso, mas atualmente quase todo homem quer parecer mais jovem e bonito. Essa mudança de comportamento também aconteceu entre as mulheres, que antes não gostavam muito que seus maridos ou namorados se preocupassem com a aparência, mas que agora incentivam esse cuidado pois elas também querem um homem bem cuidado e bonito ao seu lado.

No ultimo dia 11, aconteceu o segundo congresso nacional de beleza e bem estar para os homens. Muitas novidades e tendências foram apresentadas e discutidas pelos congressistas e palestrantes. O mercado de cosméticos têm opções bem interessantes para o público masculino.

Um bom xampu deve, além de deixar com a sensação de limpeza e frescor que todo homem gosta, proporcionar o equilíbrio da oleosidade e suor, que no homem são muito mais intensos do que na mulher.
O produto utilizado para a finalização, como um gel, pomada, mousse ou creme de pentear deve ser de boa qualidade para não deixar excesso de resíduos no couro cabeludo, já que isso prejudica e obstrui os folículos, causando descamação e irritação no couro cabeludo.

Apesar de não fazer muito sucesso entre os homens, é importante o uso de um bom protetor solar principalmente no rosto, o que ajuda a prevenir o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas. O mesmo vale para um bom creme hidratante e um calmante para reduzir a irritação causada pelo barbear.

Obviamente que com tanto produto assim, nenhum homem vai querer se cuidar, já que são muitos produtos e muitos passos. Por isso, as empresas de cosméticos que investem em produtos para os homens desenvolvem produtos que contenham mais de uma função, sem deixar a sensação de pele oleosa e brilhante, e que podem ser aplicados de uma só vez, facilitando o trabalho do homem, que ao contrário da mulher, não tem muita paciência para aplicar diversos produtos antes de sair de casa.

Em breve falaremos aqui sobre a limpeza das sobrancelhas, o que ainda é um tabu para muitos homens, mas que se for feito da forma correta, não deixa os traços mais delicados, como muita gente pensa.

 

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Um novo canal de comunicação

Por Léo Costa

O Toca Hair existe há mais de 35 anos e sempre buscou a proximidade com seus clientes.Durante esse tempo muita coisa mudou no mundo todo. Na área de beleza e bem estar surgiram novos produtos, novos serviços, novas técnicas, etc. Nós não ficamos para trás. Nesses anos buscamos as novidades para atender cada vez melhor os nossos clientes.

Agora inauguramos esse novo espaço para comunicação, onde pretendemos escrever sobre os serviços, as novidades, os lançamentos, as tendências, e tudo o que for interessante ao nosso público. Esperamos que todos gostem e interajam em nosso blog, sugerindo temas de interesse, tirando dúvidas, criticando, etc.

Sejam bem vindos.

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